O que o ex-presidente americano Franklin Delano Roosevelt tem a ver com dermatologia?

O ex-presidente americano Franklin Delano Roosevelt apresentou uma lesão pigmentada acima da sua sobrancelha esquerda que preenchia todos os critérios clínicos de suspeição para melanoma. Era uma lesão plana, assimétrica, de bordas irregulares, com variação de cor, evoluiu no decorrer dos anos apresentando 2,5 x 2,0 cm de diâmetro máximo. A lesão também apresentou sinais de regressão, chegando a quase desaparecer totalmente.

O interessante é que nenhum arquivo médico do ex-presidente relata a lesão. Nem ao menos um comentário oficial de algum médico ou dermatologista sobre a lesão do homem mais fotografado da época, que rodou o mundo e todos os dias era visto publicamente! Talvez porque o governo americano sempre deixou em segredo os históricos médicos dos seus presidentes. Um exemplo flagrante é do próprio Roosevelt, que contraiu poliomielite em 1921 e nunca pôde andar sem auxílio durante o período que foi presidente (1932 a 1945), fato que a grande maioria da população americana nunca percebeu! Roosevelt fazia questão de esconder sua deficiência. Raramente foi fotografado usando cadeira de rodas e suas aparições em público eram cuidadosamente arquitetadas para que ninguém percebesse sua dificuldade para andar.

Roosevelt morreu aos 63 anos em consequência de uma hemorragia cerebral, segundo os seus médicos, complicação de hipertensão arterial sistêmica. Mas ainda existe a suspeita desta hemorragia ter sido causada por uma metástase do provável melanoma. De fato, a lesão cutânea nunca foi biopsiada e o corpo do ex-presidente não foi submetido à autópsia. Será que, assim como fizeram com a paralisia da poliomielite, tentaram não divulgar um câncer no presidente americano?

Especulações à parte, fica mais uma vez um lembrete sobre o mnemônico “ABCDE do melanoma”: Assimetria, Bordas irregulares, Coloração irregular, Diâmetro maior que 6 mm e Evolução/mudança nas características (tamanho, forma e cor).

 

Bibliografía

1) Ackerman AB, Lomazow S. An inquiry into the nature of the pigmented lesion above Franlkin Delano Roosevelt’s Lefth eyebrow. Arch Dermatolo. 2008; 144(4): 529-532

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *